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Título : A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO EM LIBRAS PARA O CURSO DE MEDICINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor : CARLOS, ANA
OLIVEIRA, TAFNES
Palabras clave : Acessibilidade; Atendimento; Pessoa surda; Inclusão; Sujeito surdo
Fecha de publicación : 5-oct-2023
Citación : Autor Mazz Nascimento
Resumen : A falta de atendimento em Libras na área de saúde tem sido um problema no Brasil e que necessita cada vez mais de pessoas qualificadas para o atendimento do sujeito Surdo que sofre nas unidades de saúde que, além da exclusão, recebe um atendimento de saúde precário em relação à comunicação, mostrando assim que por mais que a pessoa surda seja amparada pela Lei nº 12.319 que permite a presença de um tradutor intérprete de língua de sinais, ainda é insuficiente quando se pensa na dignidade da pessoa humana. O grande objetivo desse trabalho é analisar a importância da formação em LIBRAS no curso de medicina, através das publicações sobre os atendimentos à saúde das pessoas com surdez. Utilizou-se o método qualitativo com uma abordagem bibliográfica. Devido à ausência da temática de trabalhos publicados no periódico da plataforma CAPES, fizemos uma busca com uma revisão de literatura através de materiais publicados entre os anos de 2022-2023 na plataforma on-line google acadêmico para a fundamentação do artigo. A pesquisa teve como objetivo identificar a importância da formação em Libras para o curso de medicina quando se percebe as dificuldades do atendimento aos pacientes surdos. Com isso, entendemos que as dificuldades na comunicação com os sujeitos Surdos pode acarretar problemas de ordem educacionais, psicológicos e sociais acarretando prejuízos à vida. Todavia, nos foi necessário descartar materiais publicados nos anos anteriores, materiais estes que não encontrarmos temas semelhantes ao de nosso trabalho. Os resultados da revisão de literatura mostraram a importância da formação em Libras na área de medicina devido aos problemas no atendimento ao sujeito Surdo nas unidades na saúde. Conclui-se que é muito importante o curso obrigatório de LIBRAS, no quadro curricular na área de saúde das universidades, para que se tenha de fato uma política pública de inclusão e acessibilidade, onde possam existir estratégias que ampliem o acesso de pessoas surdas à atenção primária, proporcionando ao Sujeito surdo respeito à cidadania e melhorar a qualidade de vida dos mesmos.
Descripción : 9,0
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54507
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Libras

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